Se há tempos atrás quando precisávamos encontrar uma empresa ou serviço recorríamos às listas telefônicas, hoje é nos mecanismos de busca da internet que pesquisamos tudo o que queremos saber ou comprar. As novas gerações fazem tudo online, com a modernização da vida as outras gerações também, e vemos cada vez mais pessoas aderindo ao acesso à rede, dada a sua praticidade e velocidade de encontrar informações, opiniões e até mesmo uma maneira de se conectar à pessoas e empresas. É possível então sobreviver fora da internet? A resposta é: em breve, será impossível.
É bem verdade que existem negócios que são 100% offline, como vendinhas de bairro, armarinhos ou prestadores de serviço. Porém, isso ocorre justamente por serem segmentos de serviços que são destinados à um público-alvo específico: um bairro ou uma comunidade; afinal, os consumidores destes são normalmente quem os conhece, quem frequenta o local e passa na frente, ou por indicação.
Uma pessoa que faz um caminho diferente pode nunca ficar sabendo da sua existência, mesmo morando na quadra de trás. Com o uso da internet como maneira de divulgação de negócios e empresas de todos os tamanhos, isso muda totalmente de figura. Não há mais limites de tempo e espaço e com uma simples busca por “armarinho no bairro tal”, é possível que a pessoa acabe descobrindo um estabelecimento vizinho ótimo que nunca havia visto antes. Essa é a vantagem da rede: estão todos conectados.
Seja encontrado onde estiver
A internet é hoje um canal super importante para o posicionamento e divulgação de uma marca ou empresa, bem como para o seu acesso ao mercado de maneira a ofertar produtos e serviços, construindo um relacionamento mais próximo com os seus clientes – ou potenciais clientes – independentemente de barreiras geográficas. Se antigamente uma empresa era achada nas milhares páginas de listas ou anúncios em jornais do bairro, hoje, com uma simples busca no celular, ela consegue um alcance maior, de forma segmentada e atinge muito mais pessoas dispostas a fazer negócio e conhecer seus produtos ou serviços.
Uma boa presença online ajuda a criar mais possibilidades de vendas, diminuir custos e aumentar a visibilidade da marca.
Como dissemos antes, as pessoas costumam cada vez mais realizar pesquisas na internet antes de tomar decisões de compra. Dados recentes inclusive mostram que, 50% dos usuários de internet em dispositivos móveis (celulares e tablets) realizam uma compra (seja de produtos ou serviços) em até uma hora após a pesquisa realizada. Por exemplo: André está em uma reunião em uma cidade que não conhece e precisa almoçar. Ele acessa a internet do celular e busca “restaurantes na cidade Y”. Escolhe um dos resultados mais próximos e vai até o local.
Consegue ver que, se o seu restaurante ou estabelecimento comercial não estiver listado na internet, nesse momento você acabou de perder uma venda? Com a presença digital e nas plataformas corretas, você não apenas é facilmente encontrado como também consegue melhorar seus negócios.
Relacionamento com o cliente
Um outro ponto de grande importância diz respeito à construção de relacionamento e reputação com seus clientes. Uma vez sua empresa encontrada, cabe ao cliente a decisão de permanecer ou não em contato com a sua marca, seja isso via site, Redes Sociais ou canal de contato. Entra aqui a oportunidade de você mostrar melhor o que faz e como pode ajudá-lo e é importante tirar o máximo de proveito disso.
Para que ele se mantenha em contato e queira saber mais sobre sua marca, produtos ou serviços é preciso criar conteúdo interessante e que vá ao encontro com o que ele procura, bem como disponibilizar diferentes meios de contato e também de cadastro para envolvimento posterior e envio de oportunidades, novidades e promoções. É também importante que, independente do tamanho da sua empresa, você use as redes sociais para mostrar que é expert no que faz, aumentando assim a sua credibilidade.
Em uma Rede Social, por exemplo, é importante estar sempre atento à interação com o seu público, respondendo mensagens, dúvidas e conversando com ele. Também é legal participar das redes deles, comentando e retribuindo as curtidas de quem faz parte da sua página. Quanto melhor esse relacionamento for construído, maiores as chances não só de vendas e fidelização, mas também de conseguir indicações e ampliar o seu rol de contatos e clientes.
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Melhorando seus processos e divulgação
Uma vez conhecendo o seu público, através da interação e análise de seus hábitos na internet – sim, há diversas ferramentas que podem te ajudar a descobrir isso – é possível então otimizar os seus processos e melhorar ainda mais o relacionamento e divulgação do seu negócio. Cardápios atualizados, fotos que mostrem os seus produtos, descrições realmente interessantes e explicativas, catálogos e sistema de chat online são alguns exemplos de como agregar valor para sua marca e conseguir suprir as necessidades e dificuldades que seus clientes possam encontrar. Além disso, com essas informações sobre preferências e comportamento do seu público, é possível também segmentar e divulgar melhor ofertas e promoções e assim melhorar ainda mais o seu relacionamento com o cliente.
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A internet pode ajudar - e muito - sua empresa
Através da internet é possível portanto divulgar melhor sua empresa, através da disponibilização de suas informações institucionais, de produtos e serviços, bem como criar um relacionamento através de interação em redes sociais e publicação de notícias e conteúdos interessantes. O uso de anúncios e links patrocinados, bem como das mídias sociais, email marketing e uma série de práticas de marketing digital – não se preocupe, falaremos mais disso em um outro artigo – passam então a ser fiéis aliados nessa divulgação e aumento de visibilidade do seu negócio.
Hoje, para atrair novos clientes – e fidelizar antigos – é preciso estar onde eles estão e esse lugar é a internet. Abrir o seu negócio para a rede é mais que uma oportunidade, mas uma necessidade para se sobreviver e crescer no mercado. Observe o mundo ao seu redor: estão todos conectados. Estar na internet ajuda – e muito – a sua empresa a crescer e se destacar.
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